A 1ª Mostra de Lutas Sociais no Brasil encera nesta quinta-feira (03/10) com o tema Tarifa Zero. Serão exibidos curtas sobre a luta contra o aumento da passagem e o documentário Revolta do Buzu.

Dirigido por Carlos Pronzato, este documentário retrata a revolta popular que aconteceu em Salvador pela revogação do aumento das passagens em 2003 e é essencial para quem quer conhecer as origens do Movimento Passe Livre (MPL).

O CineProtesta agradece à Cinemateca Brasileira e ao Centro Cultural Latino Americano (Ecla) por abrigarem a mostra. Ao todo, foram sete sessões de cinema, seguidas por debate, sobre algumas das lutas mais importantes por direitos, dignidade e justiça no país: desmilitarização da polícia; democratização da mídia; luta por moradia; legalização do aborto; lutas indígenas e tarifa zero.

 

mostra-ecla-mpl.semdebate

 

TRANSPORTE PÚBLICO – TARIFA ZERO
Dia 03.10 às 18h
ECLA (Espaço Cultural Latino Americano)
Rua Abolição, 244 – Bela Vista – SP

Revolta do Buzu
2003; 70min – Carlos Pronzato
“A Revolta do Buzu”, que ocorreu em 2003, foi a revolta popular que aconteceu em Salvador, capital da Bahia e, originou o Movimento Passe Livre. Milhares de jovens, estudantes, trabalhadores e trabalhadoras fecharam as vias públicas, protestando contra o aumento da tarifa. Durante 10 dias, a cidade ficou paralisada. As mobilizações tiveram força quando entidades estudantis tradicionais (como a UNE e a UJS) se colocaram como lideranças da revolta e foram negociar com a Prefeitura. Esses grupos apresentaram 10 pautas, das quais 9 foram alcançadas, entre elas a meia-passagem para estudantes de pós-graduação e o direito do uso da meia passagem estudantil nos finais de semana, feriados e férias.

3º Ato – SP – Luta contra o aumento da passagem
2013; 16min – ADVP (Ação Direta de Vídeo Popular)

Entenda o Projeto de Lei Tarifa Zero SP
2013; 4 min
Produção coletiva de vídeo realizada pelo Projeto Cala-boca já morreu e pelo Coletivo EntreLinhas, como colaboração para a Campanha Tarifa Zero. Trilha sonora: Samambaia (Pipo Pegoraro/Kika).