O Cine Protesta inclui este ano três temáticas em luta pelo país; Mídia Independente/ Especulação Imobiliária / Transporte. As sessões serão feitas com filmes de curta e média duração seguidos por rodas de conversa com ativistas e estudiosos das áreas.
O cinema já foi utilizado diversas vezes em sua história como meio de divulgação e articulação de movimentos sociais. O acesso aos meios de captação e distribuição alternativos (vídeo/internet), que teve um grande aumento nos últimos 10 anos, fez com que estas produções nacionais independentes se tornassem uma das principais ferramentas de comunicação dentro das lutas sociais.
Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo
Entrada gratuita
Sábado 14/09 – 16h – Sala BNDES – Cine Protesta – Mídia
4º Ato contra o aumento das tarifas em SP – a barbárie da pm paulista*; 2013; 14min – ADVP – Ação Direta de Vídeo Popular
Brad uma noite mais nas barricadas; 2007; 55min – VideoHackers
Terça 17/09 – 20h – Sala Petrobras – Cine Protesta – Especulação Imobiliária
A ditadura da especulação; 2012; 12min40seg – Centro de Mídia Independente – DF
Sonho Real – Uma história de luta por moradia; 2005; 60min – Centro de Mídia Independente – Goiânia
Domingo 22/09 18:30 – Sala Petrobras – Cine Protesta – Transporte
Entenda o Projeto de Lei Tarifa Zero; 2013; 4min
Impasse; 2010; 52min – Doc Dois – Florianópolis
21:30 – Lançamento do livro 20 centavos: a luta contra o aumento
*Cine Protesta – Mídia*
Mídia Independente, o papel do mídia ativismo junto a cobertura de atos e ações de movimentos sociais.
*4º Ato contra o aumento das tarifas em SP – a barbárie da pm paulista*
2013; 14min – ADVP Ação Direta de Vídeo Popular 4º grande ato contra o aumento das passagens. No dia 13 de junho de 2013, a Polícia Militar de São Paulo novamente reprimiu com brutalidade a passeata do Movimento passe Livre. Deixando mais de 100 feridos, 215 presos e uma cidade em pânico.
*Brad uma noite mais nas barricadas*
2007, 55min, VideoHackers A história de Brad Will é a história da Rede Indymedia, conhecida aqui no Brasil como CMI (Centro de Mídia Independente), que mostra o que a mídia corporativa não tem coragem de mostrar. Brad era um dos ativistas do Indymedia. Ele fazia cobertura de manifestações na Europa, nos EUA, na América Latina e foi morto pelos paramilitares contratados pelo Governo mexicano para abafar as revoltaspopulares que se espalhavam por Oaxaca.
Foi morto com a câmera na mão, rodando…
* Roda de conversa sobre mídia ativismo*, com Nicolau Bruno – doutorando em cinema na ECA/USP e membro do coletivo de Ação Direta de Video Popular
Voluntária/o do CMI – Centro de Mídia Independente; Dani Maciel – mestre em comunicação social pela ECA/Universidade de São Paulo.
* Cine Protesta – Especulação Imobiliária*
As lutas por questões de terra e sobrevivência relacionadas a especulação imobiliária, mineração, agronegócio, hidrelétricas e mudanças de leis que os protegem.
* A ditadura da especulação*
2012; 12min40seg – Centro de Mídia Independente – DF O curta – que não recebeu nenhum patrocínio – retrata o movimento de resistência ao avanço das construções de edifícios no setor noroeste, em Brasília, cujo metro quadrado, o mais caro da capital, pode chegar a R$25 mil. Manifestantes e ativistas, junto aos indígenas, tentam impedir que a construtora retire do local um antigo santuário e a comunidade indígena que habita a área, enfrentando a truculência dos 800 policiais enviados pelo Governador Agnelo Queiroz, milícia contratada pelas empresas privadas e os seguranças da Terracap, empresa que além de ser a estatal que administra as terras públicas do Distrito Federal, curiosamente também é uma das patrocinadoras do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, onde o curta ganhou o prêmio de Júri popular e o único que foi aplaudido de pé.
* Sonho Real – Uma história de luta por moradia*
2005; 60min – Centro de Mídia Independente – Goânia A ocupação começou em maio de 2004 em uma área que estava abandonada há anos e rapidamente agregou cerca de 3 mil famílias. Em setembro, a justiça ordenou a reintegração de posse da área, prorrogada por motivos eleitoreiros até janeiro de 2005.
* Roda de conversa sobre direito à moradia*, com representantes dos seguintes coletivos: Usina (a confirmar); Rede Extremo Sul (a confirmar); Moinho Resiste (a confirmar).
*Cine Protesta – Transporte*
Uma cidade só existe para quem pode se movimentar por ela.
* Entenda o Projeto de Lei Tarifa Zero* (2013; 4min)
Produção coletiva de vídeo realizada pelo Projeto Cala-boca já morreu e pelo Coletivo EntreLinhas, como colaboração para a Campanha Tarifa Zero.| Trilha sonora: Samambaia (Pipo Pegoraro/Kika).
* Impasse* (a confirmar)
Impasse é um documentário sobre as manifestações contra o aumento da tarifa do transporte coletivo.
Foi produzido em Florianópolis em 2010. Além de cenas que não foram exibidas em nenhuma tevê, incluindo flagrantes de violência policial, Impasse revela o que pensam usuários, empresários e representantes dos governos municipal e estadual. O documentário aborda, ainda, o Projeto Tarifa Zero, principal bandeira do Movimento Passe Livre. | ficha técnica: Produção, direção e roteiro: Juliana Kroeger e Fernando Evangelista – Edição: Juliana Kroeger – Finalização: Lucas Barros – Edição de áudio: Nicolau Varela – Imagens: Fernando Evangelista – Imagens Adicionais: Carlos Cazé, Hans Denis Schneider, Juliana Kroeger, Karem Kilim, Silvestre Lacerda – Comissão de Edição: Carlos André dos Santos, Fabrizio Reis Luciani, Luiza Bodenmüller, Marino Mondek, Vinícius Possebon
* Roda de conversa sobre direito à cidade, mobilidade urbana*
com militantes do MPL – Movimento Passe Livre – São Paulo; Pablo Ortellado – Professor Doutor do Curso de Gestão de Politicas Públicas da EACH-USP.
* Lançamento do livro 20 centavos: a luta contra o aumento*
2013; Ed. Venetta; Autores: Elena Judensnaider, Luciana Piazzon Barbosa Lima, Pablo Ortellado e Marcelo Pomar